Em reunião com deputados e presidentes de partidos, empenhado ativamente na mudança da política nacional, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior debateu com o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana as principais mudanças propostas.
No debate, o deputado Holanda Júnior se mostrou contrário a uma das propostas do relator Fontana referente ao voto em lista, por entender que o eleitor perde o direito de votar em seu candidato, delegando este direito a direção partidária. Em resumo, o partido ou coligação realiza uma convenção e elabora uma relação de seus candidatos em ordem de preferência. Se o partido ou a coligação obtiver voto suficiente para eleger um deputado ou vereador, este candidato será o primeiro da lista. Caso consiga votos suficientes para eleger dois deputados, os dois primeiros candidatos da relação serão eleitos.
Ainda, na opinião de Edivaldo Holanda Júnior este debate na câmara dos deputados foi importante para o fortalecimento do sistema eleitoral brasileiro, defendendo que o assunto também seja discutido com a sociedade. “Somente após ouvir a sociedade, podemos avaliar uma proposta final que contemple a ansiedade do povo brasileiro em ver aprovado pelo congresso uma reforma política verdadeira”.