Na última sessão plenária da câmara, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC/MA) apresentou um projeto de lei para enquadrar o critério de avaliação da bebida alcoólica no País, restringindo o mershandising do produto no horário nobre na televisão.
O relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em fevereiro último mostra que houve aumento do consumo de bebidas entre brasileiros. Segundo o estudo, a média de consumo do Brasil é de 6,2, enquanto a média mundial é de 6,13. A pesquisa é feita entre indivíduos com faixa etária a partir de 15 anos e constatou que a bebida mais consumida é a cerveja.
Diante desse quadro, a legislação atual não inibe o consumo de álcool, vez que considera bebida alcoólica apenas aquelas com teor alcoólico superior a treze graus, logo, a cerveja, bebida mais consumida, sobretudo entre jovens, está abaixo deste limite.
Segundo o deputado Edivaldo Holanda Júnior, o projeto de lei proposto visa diminuir para meio (0,5) grau o critério para consideração de bebida alcoólica e incluir as cervejas. Com esta medida as cervejas passam a ser tratadas com maior severidade no que tange à publicidade, alcançando além da televisão e rádio, a mídia impressa. Além do que, reduz o horário para a divulgação de propagandas destes produtos entre o período de zero horas e seis horas, medida que dificultará o acesso de crianças e adolescentes às referidas propagandas.
Preocupado com o prejuízo que esse consumo excessivo acarreta à sociedade, o deputado Holanda Júnior vai integrar a Comissão Especial que fará estudos sobre as causas e conseqüências do consumo abusivo de álcool entre cidadãos brasileiros e, especialmente, as razões que determinam o aumento exponencial do consumo dessa substância nos últimos cinco anos.
“O Objetivo deste Projeto de lei é contribuir para a discussão do assunto no Brasil e conseqüentemente a efetividade de medidas que restrinjam o mershandising e diminuam o consumo de bebidas alcoólicas entre brasileiros”, finalizou o deputado Edivaldo Holanda Júnior.